Toda a Enseada de Sítio Forte apresenta praias muito convidativas com águas esverdeadas, transparentes, mornas e tranquilas. É marcante o grande rochedo imponente que inspirou o nome ao local.
As várias praias abrigam pequenas colônias de pescadores, dedicados à atividade da pesca e turismo, sendo importante o cultivo de ostras e mexilhões que é uma atividade econômica alternativa para os pescadores, desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Angra dos Reis.
Sítio Forte teve grande importância histórica e também na atividade econômica da indústria de pescados, por isso, semelhante ao Bananal, há presença de descendentes japoneses que estão a frente de empreendimentos turísticos. Aqui existem pousadas, bares, restaurantes e diversos cais para atracar. A energia elétrica é disponível em 110V e por estar de frente para a cidade de Angra dos Reis o sinal de celular é muito bom. Não há estrutura de comércio como mercados, farmácias e padarias.
A Enseada de Sítio Forte conta com aproximadamente 500 habitantes que vivem distribuídos em extensa área onde as principais praias que formam a Enseada são:
Ubatubinha, Tapera, Sítio Forte, Marinheiro, Maguariquessaba e Passaterra.